InícioSaúdeSTF dá 10 dias ao TJSC em caso de advogado autista de...

STF dá 10 dias ao TJSC em caso de advogado autista de MS

[adinserter block="9"]

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) explicar por que barrou a nomeação do advogado Márcio Leonardo Almeida das Virgens, de Campo Grande, aprovado em uma vaga reservada a pessoas com deficiência para atuar como juiz leigo. Márcio, de 30 anos, é autista. Uma psiquiatra credenciada pelo próprio tribunal o considerou apto para a função. Dez dias depois, a junta médica oficial do TJSC concluiu o contrário.

O tribunal catarinense terá de responder a três perguntas: o que faz, na prática, um juiz leigo indenizado, segundo as normas estaduais e o edital; em que se baseou a junta para declarar a inaptidão, considerando a perícia feita pela médica credenciada; e que adaptações de trabalho permitiriam ao advogado exercer a função, inclusive a distância. O pedido de informações foi relatado sobre o andamento da reclamação 99.199, apresentada ao STF pelo advogado.

O despacho não decide se Márcio deve ou não ser nomeado. É uma etapa anterior ao julgamento: depois da resposta do TJSC, as partes podem se manifestar, a Procuradoria-Geral da República (PGR) dá parecer e só então o relator analisa o pedido.

Um auxiliar da Justiça que trabalha pela internet

O juiz leigo é um advogado que ajuda os Juizados Especiais, onde tramitam causas de menor valor. Pela Lei 9.099/1995, precisa ter mais de cinco anos de experiência na advocacia. Ele conduz audiências e redige decisões, que só passam a valer depois de homologadas por um juiz de carreira. No TJSC, a função é indenizada: o juiz leigo não é servidor efetivo e recebe por produtividade. O edital citado no processo prevê que o trabalho seja feito, preferencialmente, de forma remota.

É a mesma função para a qual o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul abriu seleção com 21 vagas neste ano.

Dois laudos, duas conclusões

A primeira avaliação saiu em 23 de maio. A psiquiatra credenciada pelo TJSC respondeu que o candidato “encontra-se apto no momento para exercer a função de juiz leigo”. No mesmo laudo, ela recomendou acompanhamento regular do estado psíquico, porque as tarefas de interação social poderiam causar desgaste emocional, e sugeriu condicionar a admissão a acompanhamento psicoterapêutico semanal. Também listou adaptações: sala individual com menos estímulos sonoros, ajuste de temperatura, possibilidade de trabalho remoto e envio preferencial das demandas por meio eletrônico.

Em 2 de junho, a junta médica oficial do tribunal declarou o advogado inapto. Segundo trecho reproduzido pela imprensa, a junta concluiu que “não será possível conciliar as limitações decorrentes da deficiência com o adequado exercício do cargo a longo prazo”. De acordo com o site jurídico Migalhas, a junta apontou dificuldade de comunicação com pessoas sem formação jurídica, tendência à interpretação literal e risco de esgotamento com atividade contínua. Outros dois documentos psiquiátricos juntados ao caso não encontraram prejuízo de juízo, raciocínio, memória, atenção ou capacidade de decisão, segundo o mesmo site.

A disputa passou por duas instâncias antes do STF

Márcio recorreu à Justiça catarinense. Em 12 de junho, a juíza Luciana Pelisser Gottardi Trentini, de Florianópolis, mandou reservar a vaga em decisão provisória e, em 18 de agosto, determinou uma nova perícia psiquiátrica, independente. Em 25 de agosto, a 5ª Câmara de Direito Público do TJSC, com relatoria do desembargador Vilson Fontana, negou por unanimidade que ele assumisse a função de imediato. No mesmo dia, o advogado levou o caso ao Supremo.

“Não peço que o Judiciário flexibilize a função por eu ser autista; peço apenas que o próprio Judiciário aplique a mim as regras de inclusão e adaptação razoável que ele exige de toda a sociedade”, disse Márcio ao g1, na semana passada.

O que a lei diz sobre adaptação

Desde 2012, a Lei Berenice Piana considera a pessoa com transtorno do espectro autista pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. A Lei Brasileira de Inclusão, de 2015, define adaptação razoável como o ajuste necessário para que a pessoa com deficiência exerça seus direitos em igualdade de condições, desde que não imponha ônus desproporcional, e trata como discriminação a recusa dessas adaptações. A mesma lei determina que a avaliação da deficiência, quando necessária, seja feita por equipe multiprofissional, levando em conta também fatores sociais e ambientais.

É nesse ponto que o STF quer os esclarecimentos do TJSC: saber se as limitações apontadas pela junta são incompatíveis com o cargo ou se poderiam ser contornadas com as adaptações sugeridas pela própria perita do tribunal.

Entenda o casoDo laudo favorável à reclamação no Supremo

23 de maioPsiquiatra credenciada pelo TJSC conclui que o candidato está apto para a função

2 de junhoJunta médica oficial do TJSC declara inaptidão e a nomeação é barrada

12 de junhoJuíza de Florianópolis manda reservar a vaga em decisão provisória

18 de agostoMesma juíza determina nova perícia psiquiátrica independente

25 de agosto5ª Câmara de Direito Público do TJSC nega a posse imediata; no mesmo dia, o advogado leva o caso ao STF

AgoraGilmar Mendes dá 10 dias para o TJSC prestar informações, segundo material distribuído à imprensa

O que acontece depois

  1. O TJSC envia as informações pedidas pelo relator.
  2. As partes podem se manifestar.
  3. A Procuradoria-Geral da República dá parecer.
  4. Gilmar Mendes decide o pedido de liminar e, depois, o mérito da reclamação.
+ O que diz a lei
  • A Lei 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, considera a pessoa com transtorno do espectro autista pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.
  • A Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) diz que a avaliação da deficiência, quando necessária, deve ser biopsicossocial e feita por equipe multiprofissional.
  • A mesma lei trata como discriminação a recusa de adaptações razoáveis e garante à pessoa com deficiência o direito ao trabalho em ambiente acessível e inclusivo.
  • A Lei 9.099/1995, dos Juizados Especiais, exige que o juiz leigo seja advogado com mais de cinco anos de experiência.
+ Entenda os termos

Juiz leigo: advogado que auxilia os Juizados Especiais. Conduz audiências e redige decisões, que só valem depois de homologadas por um juiz de carreira.

Indenizado: modelo em que o juiz leigo não é servidor efetivo e recebe por produtividade.

Reclamação: ação levada direto ao STF para garantir que uma decisão ou entendimento da própria Corte seja cumprido.

Junta médica oficial: grupo de médicos do tribunal que avalia se o candidato pode exercer o cargo.

Adaptação razoável: ajuste no trabalho que permite à pessoa com deficiência atuar em igualdade de condições, sem custo desproporcional para o empregador.

PcD: pessoa com deficiência.

Cronologia com base nos processos 5030662-36.2026.8.24.0023 (TJSC) e Rcl 99.199 (STF), conforme reportagens do Migalhas e do g1. O A Crítica procura o TJSC; o espaço segue aberto para manifestação.

Veja a matéria completa aqui!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -[adinserter block="8"]

mais vistas